A marca Porsche, criada em 1931 para fornecer serviços de consultoria em engenharia, se tornou fabricante de veículos em 1948, estreando com o modelo hoje mais conhecido como 356.
Mas, você sabe o motivo dos modelos 356 e 911 possuírem exatamente essas combinações de números como nome, ou o motivo do Taycan, primeiro elétrico da Porsche, ter sido assim batizado? Qual o significado de Boxster?
Para saber a resposta, continue lendo este artigo e conheça também um pouco mais sobre as outras nomenclaturas adotadas pela Porsche.
Spyder
Com origem em um tempo onde ainda não existiam carros, o termo ‘spider’ ou ‘spyder’ tornou-se amplamente utilizado por diversas montadoras quando estão se referindo a um roadster.
Sua trajetória para se tornar associado aos carros conversíveis remonta à era das carruagens puxadas por cavalos nos anos 1800, vindo de uma nomenclatura que descreve uma carruagem aberta para duas pessoas. Na Porsche, o termo é utilizado para nomear seus automóveis esportivos abertos de motor central.
Em 1953, o conhecido 550 Spyder dominou as pistas de corrida, conquistando diversas vitórias em classes como Le Mans e Carrera Panamericana.
Boxster
O nome Boxster tem origem na fusão de seu tipo de motor Boxer (sendo chamado assim devido ao seu par de pistões, que se movem para dentro e para fora, como um boxeador) e aquele design robusto de roadster.
Este carro com motor de seis cilindros, refrigerado a água, saiu da linha de produção pela primeira vez em 1996, estabelecendo imediatamente novos padrões de desempenho e segurança para o segmento de roadsters.
911
O ano de 1964 viu o lançamento do ‘Type 901’, que fazia sua estreia no Salão de Paris. Porém, logo após o show, um imprevisto veio à tona quando a Peugeot reivindicou os direitos legais de usar números de três dígitos contendo um zero no meio como nome de seus veículos.
Já no meio do lançamento, não havia mais oportunidade para criar uma numeração diferente. Com uma exibição típica da engenhosidade da Porsche – e com a fonte ‘1’ já projetada para o novo modelo – foi tomada a decisão de renomear o veículo para ‘911’, nascendo assim, um dos Porsches mais conhecidos de todos os tempos.
Com os modelos 924, 928 e 944 se juntando ao 911 nos anos seguintes, o número de três dígitos começando com o algarismo ‘9’ tornou-se sinônimo de automóveis esportivos da marca Porsche.
Taycan
Quando foi lançado, em 2019, o primeiro Porsche totalmente elétrico garantiu um nome à altura de suas qualidades eletrizantes. A palavra Taycan deriva de dois termos turcos, que se traduzidos, possuem significado próximo de: ‘alma de um jovem cavalo espirituoso’.
É uma frase que coloca em evidência a personalidade do Porsche elétrico – animado, vigoroso, ágil, de espírito livre e incansável.
Com o passar do tempo, a palavra foi assumindo associações cada vez mais positivas em outras línguas. Em japonês, por exemplo, ‘taikan’ significa ‘experiência física’ em uma tradução aproximada.
Targa
Esta versão do lendário 911 caracteriza-se pelo seu distinto teto, sendo reconhecido instantaneamente através de cada uma das oito gerações desde sua primeira aparição, em 1965.
O nome Targa foi inspirado na conhecida corrida de estrada siciliana, a Targa Florio. A palavra italiana Targa também significa ‘placa’ ou ‘prato’ em inglês.
A Porsche é uma marca muito criativa tanto na questão de design dos seus automóveis, quanto na nomenclatura dos mesmos. Se você também quer desfrutar da criatividade e qualidade que só um Porsche pode oferecer, então baixe nosso app e confira as ofertas que preparamos para você!
Comentarios